Alta Floresta - Sábado, 19 de Outubro de 2019
(66) 3521-9803
Av. Papa João XXIII, nº 56 (Rua B) - Alta Floresta - MT

NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias:

Postada em 15 de Maio de 2019 às 08h56min
Plantio Direto como vetor de agricultura sustentável será tema do Fórum do Canal Rural durante a Bahia Farm Show 2019
A agricultura de baixo impacto balizada pela técnica do Plantio Direto norteará as discussões do Fórum do Canal Rural durante a 15ª edição da...

    O evento, confirmado para a quarta-feira (29), segundo dia da feira, às 14horas, no auditório da Fundação Bahia, contará com as presenças do professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Juca Sá, que possui larga experiência em estudos sobre a técnica; o vice-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Celestino Zanella, que também preside a Feira e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); e conselheiro consultivo da Associação, Luiz Pradella, agricultor que pratica a agricultura de baixo impacto em suas lavouras.
    O tema do Fórum foi escolhido, segundo o presidente da Bahia Farm Show, seguindo o histórico de assuntos abordados entre pesquisadores, estudantes, agricultores e técnicos em edições passadas do evento, considerando a agricultura e a sustentabilidade. “Um ano debatemos a preservação do Cerrado; no outro, o estudo do potencial de recursos hídricos. Nessa linha, seguimos com temas relevantes para o crescimento do agronegócio, considerando as possibilidades para que isso ocorra de forma mais sustentável e menos impactante. O Fórum é um espaço estratégico para darmos visibilidade a estes assuntos, daí a importância da participação dos interessados nos debates”, diz Zanella.
    Durante a rodada de discussões que será transmitida ao vivo pelo Canal Rural serão apresentadas informações e resultados obtidos com o Sistema do Plantio Direto que, segundo a FEBRAPDP, visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos. É um sistema de produção conservacionista, comparado a sistemas que utilizam o preparo do solo, proporciona a redução hídrica e eólica dos solo, a emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como o uso de combustíveis fósseis e agroquímicos, o aumento da infiltração da água, a eficiência dos fertilizantes aplicados, a recuperação da matéria orgânica, a biodiversidade e a resiliência do solo, permitindo a agricultura sustentável.
    “O Brasil está com uma área crescente de Plantio Direto, estes números serão repassados durante o Fórum, demonstrando que através de um sistema de menor consumo de combustível, aliado à necessidade da rotação de culturas, é possível praticar uma agricultura menos impactante e com ganhos para o produtor. No caso do consórcio entre as culturas, é possível a inserção do capim entre uma safra e outra, introduzindo então, a pecuária, como nova alternativa de renda. São os ganhos que o Plantio Direto permite”, explica o produtor Luiz Pradella, que também integra a Federação Brasileira de Plantio Direto.
    O Fórum do Canal Rural poderá ser acompanhado em tempo real por telespectadores e internautas de todo o mundo que poderão interagir enviando perguntas e opiniões. O evento integra a programação da Bahia Farm Show 2019 que acontece de 28 de maio a 01 junho, realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Data de Publicação: 15/05/2019 
Fonte: Portal do Agronegócio

SERVIÇOS

A Referência Consultoria Ambiental oferece:

SOBRE NÓS

Conheça a Referência Consultoria Ambiental:

LOCALIZAÇÃO

Como chegar: