Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural é prorrogada

Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 20h43 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 20h43 | Acessos: 774 | Categoria: Notícias
A Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF) foi prorrogada até 31 de dezembro de 2021 por meio do Decreto Estadual 770/2020 publicado em edição extra do Diário Oficial de 29 de dezembro. O documento emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi instituído no âmbito da Licença Ambiental única (LAU) para autorizar o exercício da atividade de agricultura e pecuária extensiva e semi-extensiva. A prorrogação será feita automaticamente pelo sistema.

De acordo com o decreto, a prorrogação é necessária tendo em vista que os processos de análise para validação do Cadastro Ambiental Rural ainda estão em andamento, inclusive com a criação de um Grupo de Trabalho para avaliar possibilidades de dinamizar e simplificar o procedimento.

Procedimento

Quem já possui a APF deve acessar o sistema e imprimir o documento com a nova a data.

Para os produtores rurais que ainda não possuen o documento, a emissão é feita pelo site da Sema com o Certificado Digital (Token) do produtor ou responsável legal e inscrição do imóvel rural no Simcar. O solicitante deverá preencher o requerimento padrão da APF e assinar eletronicamente o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) se comprometendo com a regularização de áreas que forem indicados com passivos ambientais na validação do CAR.

APF

A Autorização Provisória de Funcionamento (APF) foi instituída para permitir que os produtores ou possuidores de imóveis rurais continuem com suas atividades no período em que a Sema faz adequações na Licença Ambiental Única (LAU) para atender as mudanças do novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012).

Link para o sistema

https://monitoramento.sema.mt.gov.br/apfrural/ 

Autor: Juliana Carvalho | Sema-MT



Sobre nós

Conheça a Referência Consultoria Ambiental

Missão

Missão

Prestar os melhores serviços de assessoria, consultoria em serviços ambientais.

Clique no Botão

Visão

Visão

Sempre com foco na satisfação total dos clientes.

Clique no Botão

Colaboradores

Colaboradores

Profissionais com formação em diversas áreas.

Clique no Botão

Público Alvo

Público Alvo

Pessoas físicas e jurídicas que necessitem de serviços relacionados à área ambiental e florestal.

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Papa João XXIII, nº 56 (Rua B) - Alta Floresta - MT

florestal@referenciamt.com.br

fale conosco

Notícias

Confira as últimas notícias do setor