Ferrovia de Rondonópolis a Sorriso terá R$ 5 bilhões em investimentos

Da Redação - Viviane Petroli
A ampliação da Ferrovia Vicente Vuolo do trecho de 600 quilômetros entre Rondonópolis e Sorriso deverá ter R$ 5 bilhões em investimentos. Um estudo técnico e um projeto executivo contendo o traçado e relevo será elaborado pela Rumo-ALL do Grupo Cosan.

A viabilidade da ampliação dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo de Rondonópolis para Cuiabá, e posteriormente chegando a Sorriso, foi discutida pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, com representantes da Rumo-ALL do Grupo Cosan, que detém a concessão da ferrovia no Estado.

Leia mais:
Taques afirma que pedirá apoio de Temer para a chegada de trilhos até Cuiabá

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, Taques afirmou, durante encontro com representantes do Fórum Pró-Logística, que intensificará as articulações políticas junto ao presidente Michel Temer e do Governo de São Paulo para que os trilhos avancem no Estado. 
Durante a reunião com a Rumo-ALL do Grupo Cosan, Taques assegurou que não medirá esforços para a execução do projeto, porém salientou que terá cautela para que os trâmites sejam cumpridos.

“Como governador, vou defender a chegada da ferrovia e não hesitarei em caminhar para encontrar um denominador e fazer com que ela se torne realidade o mais rápido possível”, pontuou Taques.

Segundo a Rumo-ALL, o próximo passo para a ampliação da Ferrovia Vicente Vuolo é a elaboração de um estudo técnico e um projeto executivo do traçado e relevo. “A empresa tem um compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso. Temos um terminal em Rondonópolis que conecta o Estado ao Porto de Santos, que é fundamental para o escoamento de grãos nacional, e o governador nos pediu um estudo para extensão da ferrovia. Temos agora o compromisso de viabilizar”, declarou o diretor para assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo – ALL do Grupo Cosan, Guilherme Penin.

Ainda conforme Penin, a obra não é considerada uma obra simples, pois trata-se "da construção de algo de qualidade e é esse o processo que estamos começando agora para que se tenha o melhor traçado". 

O diretor para assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo – ALL do Grupo Cosan afirmou na reunião que "O desafio de engenharia é técnico".

Uma audiência pública para discutir renovação do contrato de concessão da ALL Malha Paulista, que se estende a Malha Norte, ou seja, até Mato Grosso, será realizada nesta terça-feira, 24, em São Paulo (SP), e na próxima quinta-feira, 26, em Brasília (DF).

Os recursos para a ampliação da ferrovia devem ser provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou recursos próprios da América Latina Logística (ALL).

"A ALL está demostrando bastante interesse na proposta do Governo em expandir os trilhos para Cuiabá, e posteriormente à região Médio-Norte do Estado”, frisou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

A expansão dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá, de acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, proporcionará rentabilidade e modernização da linha ferroviária.


Sobre nós

Conheça a Referência Consultoria Ambiental

Missão

Missão

Prestar os melhores serviços de assessoria, consultoria em serviços ambientais.

Clique no Botão

Visão

Visão

Sempre com foco na satisfação total dos clientes.

Clique no Botão

Colaboradores

Colaboradores

Profissionais com formação em diversas áreas.

Clique no Botão

Público Alvo

Público Alvo

Pessoas físicas e jurídicas que necessitem de serviços relacionados à área ambiental e florestal.

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Papa João XXIII, nº 56 (Rua B) - Alta Floresta - MT

florestal@referenciamt.com.br

fale conosco

Notícias

Confira as últimas notícias do setor