Da Redação - Viviane Petroli
A ampliação da Ferrovia Vicente Vuolo do trecho de 600 quilômetros entre Rondonópolis e Sorriso deverá ter R$ 5 bilhões em investimentos. Um estudo técnico e um projeto executivo contendo o traçado e relevo será elaborado pela Rumo-ALL do Grupo Cosan.
A viabilidade da ampliação dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo de Rondonópolis para Cuiabá, e posteriormente chegando a Sorriso, foi discutida pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, com representantes da Rumo-ALL do Grupo Cosan, que detém a concessão da ferrovia no Estado.
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Taques afirma que pedirá apoio de Temer para a chegada de trilhos até CuiabáNa última sexta-feira, 20 de janeiro, Taques afirmou, durante encontro com representantes do Fórum Pró-Logística, que intensificará as articulações políticas junto ao presidente Michel Temer e do Governo de São Paulo para que os trilhos avancem no Estado.
Durante a reunião com a Rumo-ALL do Grupo Cosan, Taques assegurou que não medirá esforços para a execução do projeto, porém salientou que terá cautela para que os trâmites sejam cumpridos.
“Como governador, vou defender a chegada da ferrovia e não hesitarei em caminhar para encontrar um denominador e fazer com que ela se torne realidade o mais rápido possível”, pontuou Taques.
Segundo a Rumo-ALL, o próximo passo para a ampliação da Ferrovia Vicente Vuolo é a elaboração de um estudo técnico e um projeto executivo do traçado e relevo. “A empresa tem um compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso. Temos um terminal em Rondonópolis que conecta o Estado ao Porto de Santos, que é fundamental para o escoamento de grãos nacional, e o governador nos pediu um estudo para extensão da ferrovia. Temos agora o compromisso de viabilizar”, declarou o diretor para assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo – ALL do Grupo Cosan, Guilherme Penin.
Ainda conforme Penin, a obra não é considerada uma obra simples, pois trata-se "da construção de algo de qualidade e é esse o processo que estamos começando agora para que se tenha o melhor traçado".
O diretor para assuntos Regulatórios e Institucionais da Rumo – ALL do Grupo Cosan afirmou na reunião que "O desafio de engenharia é técnico".
Uma audiência pública para discutir renovação do contrato de concessão da ALL Malha Paulista, que se estende a Malha Norte, ou seja, até Mato Grosso, será realizada nesta terça-feira, 24, em São Paulo (SP), e na próxima quinta-feira, 26, em Brasília (DF).
Os recursos para a ampliação da ferrovia devem ser provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou recursos próprios da América Latina Logística (ALL).
"A ALL está demostrando bastante interesse na proposta do Governo em expandir os trilhos para Cuiabá, e posteriormente à região Médio-Norte do Estado”, frisou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.
A expansão dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá, de acordo com o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, proporcionará rentabilidade e modernização da linha ferroviária.