O setor de árvores plantadas para fins industriais investiu R$ 285 milhões em programas de responsabilidade social e ambiental em 2015, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas, segundo indicou o Relatório Anual da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).
Uma das ações de destaque é o fomento florestal, em que as empresas formam parcerias com pequenos e médios produtores, permitindo que eles participem da sua cadeia produtiva, fornecendo madeira de árvores plantadas em suas propriedades e, muitas vezes, desenvolvendo outras atividades agrosilvopastoris, que reforçam a renda familiar.
"Ao fixar milhares de pessoas no campo, os programas de fomento também diversificam atividades locais, geram emprego e renda e contribuem no desenvolvimento das comunidades nas quais os plantios e as unidades industriais estão inseridos", explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.
No ano passado, 18,7 mil pessoas foram beneficiadas com programas de fomento adotados pelas associadas à Ibá, realizando o plantio de árvores para consumo próprio e para fins industriais em 520 mil hectares, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Além do fomento florestal, o setor anda investiu em programas de capacitação profissional, oferta de bolsas de estudos, educação e programas de controle ambiental. Essas e outras informações sobre as ações do setor de árvores plantadas para fins industriais podem ser verificadas no Relatório Ibá 2016.
SOBRE A IBÁ
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 60 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas - painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em
www.iba.org