Mato Grosso implanta selo de origem da carne

O projeto deve estar operando nos próximos 40 dias, conforme garantiu o presidente do instituto, Guilherme Nolasco, durante evento nesta segunda com pecuaristas da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT).

Nolasco explicou que a meta é abranger pelo menos 10 dos 27 frigoríficos em funcionamento no estado até o próximo ano. O selo implantado garante requisitos de rastreabilidade, com avaliação de carcaça, transparência e controle de pesagem disponibilizado ao produtor de forma online e com imagens controladas pelo sistema do Imac.

 

Os cadastros deverão atender toda a legislação sanitária, ambiental e trabalhista brasileira, oferecendo maior segurança ao mercado consumidor.

“Vamos garantir a rastreabilidade de origem dos nossos produtos do ponto de vista da qualidade e segurança sanitária, demonstrando que advêm de produção sustentável socioeconomicamente, ou seja, que eles não têm origem em desmatamento ilegal da floresta, do trabalho análogo à escravidão ou da ocupação de terras indígenas, o que vai agregar ainda mais ao estado que já possui o maior rebanho bovino do país”.

 

Com o selo, Mato Grosso vai alcançar a padronização dos projetos industriais, transparência do processo produtivo e ainda trabalhar a marca da carne, que é seu principal produto, junto às redes de supermercados, atacado e também mercado externo. “Os trabalhos estão na fase de finalização do sistema que fará as pesagens por meio das balanças do instituto implantadas nos frigoríficos e a checagem dos requisitos mínimos do padrão Imac”, garante o gestor.

 

Para o pecuarista Mario Candia, presidente da ACNMT, a palestra sobre o novo selo de origem foi fundamental para incentivar a participação do produtor e também estimular as melhores práticas no campo, garantindo melhor produtividade e rentabilidade. “Nosso objetivo é democratizar informação, porque tudo está evoluindo muito rápido, em todas as áreas, desde genética, nutrição e cadeia da caderna, todas as áreas precisam ser debatidas pelo produtor rural”.

 

Mato Grosso possui o maior rebanho bovino brasileiros, com aproximadamente 30,3 milhões de animais, dos quais 80% desse total da raça Nelore. Também atingiu recorde de exportações da carne in natura no mês de março, com o embarque de 21,95 mil toneladas, o que gerou receita de US$ 89,5 milhões.

 

O Imac é uma organização social autônoma criada através de lei e com vinculação à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Por meio do decreto nº 1.260/2017, que regulamenta a Lei nº 10.486/2016, o Governo do Estado destinou recursos para a viabilização da entidade criada há dois anos o que já tem permitido a retomada dos investimentos e o inicio das atividades. Atualmente, apenas Uruguai, Argentina, Nova Zelândia e

 

Austrália possuem instituto semelhante.

Desde abril, a Associação Nelore de Mato Grosso tem trazido inúmeras palestras voltadas à organização da cadeia produtiva da carne, agregando conhecimento a respeito de tecnologia e sustentabilidade ao pecuaristas. Entre os convidados estiveram: o zootecnista e jurado efetivo Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Alexandre El Hage; o gerente executivo do Fundo de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Juliano Ponce; o professor da Unesp Jaboticabal, Flávio Dutra Resende; e do pesquisador da Empaer, Rodrigo Pacheco, que é doutor em Zootecnia pela Unesp Botucatu.

 

 

 

Fonte       http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/mato-grosso-implanta-selo-de-origem-da-carne-172379



Sobre nós

Conheça a Referência Consultoria Ambiental

Missão

Missão

Prestar os melhores serviços de assessoria, consultoria em serviços ambientais.

Clique no Botão

Visão

Visão

Sempre com foco na satisfação total dos clientes.

Clique no Botão

Colaboradores

Colaboradores

Profissionais com formação em diversas áreas.

Clique no Botão

Público Alvo

Público Alvo

Pessoas físicas e jurídicas que necessitem de serviços relacionados à área ambiental e florestal.

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Papa João XXIII, nº 56 (Rua B) - Alta Floresta - MT

florestal@referenciamt.com.br

fale conosco

Notícias

Confira as últimas notícias do setor